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Janela de Johari: autoconhecimento para um melhor feedback

Já falei aqui no blog sobre algumas questões relacionadas a feedback, mas hoje quero falar sobre a Janela de Johari, pegando um gancho em relação ao que tenho visto em minhas consultorias.

Spoiler: no final do texto, você pode solicitar um teste dessa ferramenta para mim.

Tenho trabalhado muito com líderes que participaram de um feedback 360 (avaliação do profissional por todos a sua volta, como superiores, subordinados e pelo próprio avaliado), e quando vejo o que foi apontado sobre sugestões e pontos de melhoria, não há clareza.

Chegam resultados como “precisa melhorar a gestão de pessoas”. OK, mas o que especificamente? Essa é uma indicação muito ampla e com pouco direcionamento prático.

Ou seja, as pessoas ainda não sabem colocar relatos, dados e exemplos que tangibilizem determinadas situações.

O fato é que feedbacks genéricos fazem com que o avaliado não se reconheça naquela devolutiva. Por outro lado, existem apontamentos bem direcionados, mas o avaliado não percebe ou até mesmo não aceita que precisa melhorar – o que chamo de ponto cego.

Por isso, hoje vou mostrar a você uma ferramenta poderosa para feedback e autoconhecimento, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo: a Janela de Johari.

O que é a Janela de Johari?

Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, criada pelos psicólogos norte-americanos Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955. O termo “Johari” foi obtido a partir da junção dos dois nomes dos autores, Joseph e Harrington.

É um instrumento bastante prático para avaliar como um profissional conduz suas relações com seus colegas de trabalho, mas que também pode ser utilizado em outras vivências que não as do mundo corporativo.

Trabalhada de maneira visual, essa ferramenta é na verdade uma técnica que revela a nossa percepção sobre nós mesmos e a maneira como os demais nos enxergam. E é exatamente por isso que pode ser poderosa em aspectos da comunicação interpessoal e de feedbacks.

Como funciona a ferramenta

Como disse, a Janela de Johari é um recurso gráfico, dividido em quatro partes (aberta, oculta, cega e inconsciente). Essas partes têm relação com o quanto você de fato conhece sobre si mesmo e como as pessoas te enxergam:

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Área aberta

Refere-se a aspectos do seu autoconhecimento e do conhecimento dos outros sobre você.

Área cega

Refere-se a aspectos que só os outros conhecem e enxergam – você não tem ciência de como age nesse sentido.

Área oculta

Refere-se a aspectos não revelados por você em relação a comunicação e personalidade, ou seja, só você conhece.

Área inconsciente

Aqui, nem você nem os outros têm ciência, como potencialidades, talentos e habilidades ignoradas.

Gostou de saber mais sobre a Janela de Johari e como pode ajudar em questões de autoconhecimento e feedback? Para avançarmos no tema, solicite aqui seu teste da ferramenta e depois me retorne com suas percepções. Aguardo seu contato.

Até a próxima!