Quando foi o exato momento em que você descobriu que amava sua esposa, marido, namorada ou namorado? Esta é uma pergunta bastante difícil de responder, mas que tem tudo a ver com a construção de uma liderança inspiradora no papel de gestor.
Provavelmente, você não amava seu parceiro ou parceira logo nas primeiras horas ou dias de relacionamento. Foi um sentimento aflorado ao longo do tempo, fruto da entrega e da relação de fidelidade que foram construindo juntos.
Para ser um líder inspirador, que transmite segurança e motiva todos os dias, funciona exatamente da mesma maneira.
É realmente importar-se com seus liderados, mostrando que todas as dores, conflitos e dificuldades para resolução de problemas também pertencem a ele, dos mais simples aos mais “cabeludos”.
Funciona como em um relacionamento: não é porque você dá flores no dia do aniversário da sua esposa, ou que você diz “eu te amo” no dia dos namorados, que esse laço acaba se tornando sólido e duradouro.
São as pequenas atitudes do dia a dia que fortalecem a união, carregadas de cuidado, carinho e dedicação.
Como desenvolver uma liderança inspiradora
Sou consultora de carreira há mais de 10 anos e já vi muitos profissionais promovidos a cargos de gestão, como coordenador, supervisor e gerente, que passam a acreditar que estar nessa posição basta para as tornarem líderes.
Ledo engano. Liderar vai muito, mas muito além. Liderança não está no cargo. Não é porque fez um curso de gestão de pessoas ou de leader coach, por exemplo, que está assegurado para que seja visto como líder inspirador no ambiente corporativo.
Na verdade, é um acúmulo de pequenas atitudes. Empatia, saber ouvir, olhar nos olhos, colocar-se no lugar do subordinado (até porque já esteve na mesma posição, num passado não tão distante) são algumas das dicas que dou aqui.
São simples ações, mas que têm um poder gigantesco na construção de uma relação fortalecida com os liderados. Acredite, um singelo “bom dia”, carregado de boas energias, abre muitas portas para que as pessoas olhem o gestor com uma percepção positiva.
Como disse, é uma coleção de pequenos passos, diariamente, que farão com que as pessoas enxerguem um profissional como líder que inspira.
O gestor que constrói laços e respeito é aquele que se preocupa genuinamente com seu time, que conversa e motiva, do começo ao fim do expediente. Detalhes como esses é que fazem a diferença, e não somente cursos, certificados, metodologias ou técnicas de gestão.
Claro, a promoção a um cargo de gestão é um primeiro e importantíssimo passo. Porém, a caminhada completa deve estar atrelada a pequenas ações no dia a dia.
Seja consistente nas coisas que de fato importam para seus liderados, para o time, para a empresa e, por que não, para si próprio.
Gostou desta reflexão sobre liderança inspiradora? Então sugiro que assista ao vídeo abaixo, que fala com muita riqueza da analogia entre um bom gestor e os relacionamentos afetivos:
aviator money