Motivar pessoas é realmente papel do líder?

Desde que comecei meu trabalho com gestão e desenvolvimento de pessoas, em 2004, sempre que dou treinamento para gestores, sejam novos no cargo ou já consolidados, costumo questioná-los sobre quais os principais desafios de um líder.

Curiosamente, duas respostas sempre estão presentes nesse, digamos, papel dos profissionais: saber lidar com os diferentes perfis de indivíduos e manter suas equipes motivadas.

Como deve ser sabido, motivação é uma porta que se abre por dentro. Ou seja, na verdade, ninguém motiva ninguém!

Por mais que seja considerado um porta-voz da empresa e um espelho, o líder não deve ser o protagonista na motivação dos colaboradores. Porém, isso não quer dizer que ele não é aquele capaz de desmotivar.

Sim, uma liderança frágil é fator de desengajamento. Já ouviu dizer que a maioria das pessoas pede demissão do chefe e não da empresa? Pois bem, isso realmente acontece com grande frequência, todos os dias.

O que está na mão do líder é criar um ambiente no qual pessoas possam atuar com as suas motivações internas.

Para tal, é fundamental estabelecer vínculos – seja por metas, alcance de resultados ou até mesmo por afinidades – com seus liderados, valorizando-os como indivíduos, sempre de olho no comprometimento.

Nesse sentido, algumas características necessária em um bom líder são:

  • autoconhecimento;
  • valorização dos talentos;
  • foco nos resultados;
  • criação natural de vínculos;
  • apoio à cultura de feedback.

Ciclo motivacional como apoio à gestão

Como disse anteriormente, a motivação no dia a dia deve vir do colaborador, de seus anseios, metas e objetivos de carreira. Criar motivação por si só não deve ser um peso para o líder atingir resultados junto a sua equipe.

São as atitudes de um bom gestor que irão manter os liderados permanentemente dispostos a dar o seu melhor. O segredo aqui é identificar fatores que influenciam na motivação das pessoas.

Para criar um ambiente motivador, o líder precisa conhecer as pessoas do seu time. Do que gostam, quais são seus desafios, metas e o que buscam como profissionais.

Também, os interesses da empresa precisam estar alinhados aos dos colaboradores.

Para que as pessoas se comprometam, o líder precisa entendê-las na individualidade. Assim, consegue alinhar os anseios do colaborador com os objetivos da organização.

A seguir, elenco três elementos que considero essenciais para qualquer profissional quando assunto é comprometimento:

1. É necessário gostar do que faz e enxergar uma evolução clara

2. O trabalho deve atender um significado maior, uma causa pessoal

3. A resultado do trabalho deve ajudar o colaborador a atingir suas metas e objetivos pessoais

E você, como coloca em prática o estímulo aos liderados, de modo que entreguem resultados e se desenvolvam como profissionais? Coloque sua visão sobre o assunto no campo de comentário abaixo, e vamos trocar experiências sobre liderança.

Até a próxima!

fonte: https://www.linkedin.com/pulse/motivar-pessoas-%C3%A9-realmente-papel-do-l%C3%ADder-fatima-boteguin-ribeiro/