Quem não quer crescer e se desenvolver na carreira? Para chegar no auge, o caminho é longo para todo mundo e, sim, é feito de escolhas.
O que quero dizer com isso é que esse crescimento profissional tem significados variados para as pessoas. Umas querem ser donas de um negócio, enquanto outras preferem ser as melhores naquelas atividades que já fazem dentro da empresa.
As motivações são diversas. Porém, os caminhos mais comuns, mas não necessariamente fáceis para avançar profissionalmente são chegar à gestão de uma empresa ou ter um perfil altamente técnico – ser especialista.
Você quer ser supervisor, coordenador, gerente, diretor ou até mesmo CEO de uma companhia? Ou prefere seguir carreira na linha de especialista em alguma área, como TI, RH, financeiro ou engenharia, por exemplo?
Para esclarecer o assunto e mostrar as diferenças, listei abaixo cinco habilidades que profissionais desses dois perfis precisam ter para obter sucesso.
Perfil de gestão
Quem vai para a linha de gestão será responsável por pessoas e precisará:
1. Delegar tarefas
Talvez, uma das partes mais complicadas na transição de um executor para gestor seja delegar tarefas. Essa pessoa estava acostumada a fazer o melhor nas atividades do dia a dia e agora precisará passar o bastão e confiar no seu time. O risco de não saber delegar, é “delargar”.
2. Avaliar desempenho
Quem era avaliado, agora avalia. O gestor precisa, necessariamente, saber avaliar a performance de seus liderados tanto na parte técnica como comportamental.
Além de saber avaliar, é fundamental saber dar feedback tanto para corrigir baixo desempenho, como de reforço, garantindo que o profissional realmente saiba o que precisa manter e corrigir.
3. Colocar pessoas certas no lugar certo
O bom gestor conhece tudo das dores, anseios e funcionamento do seu time. Por essa razão, deve colocar as pessoas na posição correta para obter melhores resultados. O líder já foi liderado e precisa tomar proveito disso.
4. Contratar pessoas
Ao contrário de que muita gente pensa, o líder é, sim, o responsável pela contratação de pessoas. E isso vem desde a parte de recrutamento e seleção até as entrevistas finais. Afinal, é ele quem vai direcionar o RH da empresa na busca de profissionais disponíveis no mercado.
5. Fazer planos de desenvolvimento individual
Ser gestor é saber gerir seu próprio desenvolvimento e o dos demais. Com base nisso, é de sua responsabilidade traçar os chamados PDIs (plano de desenvolvimento individual) na empresa, seu e de seus liderados.
Perfil técnico
Tem gente que não quer saber de nada disso que foi falado até agora e prefere ir para um caminho mais de execução no dia a dia, os chamados profissionais técnicos. Confira o que precisa para ser bem-sucedido:
1. Ter visão prática do negócio
O bom técnico é pé no chão e prático. Ele deve saber o que funciona para o desenvolvimento da empresa, sempre pautado na execução factível de atividades.
2. Atualizar-se com rapidez
Por ser a pessoa que sabe resolver as tarefas mais complexas da companhia, o técnico precisa estar sempre na crista da onda. Para tal, estudar é essencial, com dedicação a leituras, cursos e treinamentos constantes.
3. Executar uma ótima autogestão
Geralmente, o técnico é aquele que se vira sozinho. Por isso, precisa gerir com maestria suas atividades, tempo e entregas do dia a dia.
4. Ser flexível
Quem escolhe o caminho técnico precisa ser híbrido e aplicar conhecimentos de outras áreas no setor em que é especialista. Também é a pessoa que vai “apagar incêndios” na companhia, sendo a que resolve tudo, a hora que for chamada.
5. Gostar muito do que faz
Mais do que qualquer outro, o profissional técnico tem que gostar muito do que faz e viver isso intensamente. É dele que se espera um algo a mais nas ideias e solução de problemas.
E então, gostou de conhecer um pouco sobre as habilidades de gestores e técnicos? Qual caminho você escolheu e por quê? Conte pra mim no campo de comentários abaixo.
Até a próxima!
fonte: https://www.linkedin.com/pulse/seguir-carreira-de-gest%C3%A3o-ou-t%C3%A9cnico-conhe%C3%A7a-5-para-cada-boteguin/