Como você desenvolve seu papel de líder?

Em meus trabalhos com profissionais de diversos perfis, em empresas dos mais variados segmentos, identifiquei que, especificamente nos cargos de liderança, existe algo em comum: a maioria das pessoas não está preparada para assumir um time.

Parece contraditório que um funcionário receba a responsabilidade de gerir uma equipe, sem ter todas as competências necessárias para tal. Mas sim, é o que acontece, todos os dias, em muitas empresas.

Grande parte dos líderes chegaram a tal posto porque foram excelentes analistas, técnicos ou vendedores, por exemplo. Porém, o êxito na função dependia única e exclusivamente deles próprios. 

O comprometimento, o esforço, a dedicação e, claro, a qualificação, é que deram condições a essas pessoas se destacarem a ponto de ganharem a confiança da alta direção das organizações nas quais trabalham.

É, então, que surgem vários novos desafios juntos a tão almejada promoção.Tomar decisões, delegar tarefas, descentralizar atividades, mensurar resultados e o mais crítico de todos: a gestão de pessoas.

Você, líder, provavelmente não se sentiu 100% preparado pela organização para assumir essa nova função, não é mesmo? A falta de clareza das companhias sobre o ineditismo de tudo que está por vir para um novo gestor é o que acarreta na morosidade e, por que não, na dificuldade de adaptação.

Abaixo, faço a você algumas perguntas, para que reflita sobre tudo o que disse até agora. Responda mentalmente ou, se preferir, aproveite para deixar seu comentário ao final do artigo:

  • Você tinha clareza do que era esperado do líder de pessoas quando foi promovido? 
  • Você teve dúvida quanto à sua real competência para conduzir uma equipe? Se, sim, quais?
  • Você já recebeu algum treinamento sobre como fazer gestão de pessoas? 
  • Qual a parte mais desafiadora em ser líder de equipe? O que você tem feito para se desenvolver?

Eu sei, algumas dessas questões devem ter feito você olhar para trás e pensar sobre como muita coisa poderia ter sido diferente, desde que assumiu o cargo, se tivesse maior apoio da empresa.

Mas já que a realidade não é assim, cabe a você autodesenvolver alguns pontos essenciais. Transformar-se em líder exige um leque de habilidades e competências ausentes nas outras pessoas.

O que você precisa para atender às expectativas atuais

Com a solidificação dos profissionais da Geração Z, nascidos em meados dos anos 1990, muita coisa mudou nas dinâmicas das empresas. Essas pessoas não gostam de ser mandadas, pregam pela transparência e pelo ambiente colaborativo de troca de ideias.

Sim, já existem alguns líderes nessa faixa de idade, mas como a maioria ainda está em papéis de assistentes e analistas, é algo para se considerar e ficar em seu radar.

Reter esses talentos também não é fácil, e cabe ao gestor colaborar, junto às ações de cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas, nesse sentido.

Por fim, meu recado final neste artigo é que você busque ser cada vez melhor como um bom ouvinte, promotor de um ambiente de confiança, transparência e autonomia.

Na verdade, ser líder vai muito além de gerir um grupo de profissionais. É uma maneira de empoderar pessoas em prol dos resultados da companhia, de forma fluida, simples e motivadora.

 

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