Por mais que a gente viva, hoje, na era digital, na qual as novas tecnologias vêm ganhando cada vez mais espaço tanto nos processos como na gestão das empresas, o fator humano se tornou bastante relevante em um ponto sensível: a liderança e seus traços comportamentais.
O que estou querendo dizer é que de nada adianta um investimento gigante em inovação e ferramentas que, em tese, vão acelerar os resultados de uma empresa, se seus líderes não entenderem como as pessoas funcionam – lidar com os desejos, anseios e, por que não, frustrações dos subordinados.
O impacto do gestor em um time é fator fundamental para o sucesso ou fracasso de seus resultados. Para mim, liderança não é um cargo. É uma responsabilidade, uma competência que desmembra em diversas outras, sobre as quais falarei a seguir.
Influência sobre as pessoas
Cada um de nós já foi, ao menos uma vez, liderado por alguém, não é mesmo? Portanto, é sabido que o líder funciona como um termômetro para uma equipe, influenciando-a positiva ou negativamente, de acordo com seu comportamento. Suas atitudes do dia a dia podem trazer um clima harmonioso e motivador ou até mesmo desmotivador.
Tais atitudes estão em coisas simples, como o bom relacionamento com os liderados, a real preocupação com suas atividades e os feedbacks regulares, principalmente para apontamentos positivos – feedback não é só para criticar e apontar o dedo. Não basta dizer que o trabalho não está legal, é preciso dizer como fazer o correto.
Comunicação assertiva
Puxando essa habilidade de influenciar pessoas, está, também a da se comunicar de forma fluida. Gestores devem ser quase que impecáveis com as palavras, tomando cuidado para usá-las, sempre, para motivar os colaboradores, e não contra si. Precisa ter cuidado sobre como está comunicando, pois é o “como” que impacta no resultado positivo ou negativo.
Ter clareza nas reuniões, nas conversas individuais e no próprio trato com o time na rotina de trabalho faz toda a diferença para manter um ambiente favorável. Bons exemplos são troca de ideias, estimular a criatividade, a inovação e a busca pelos melhores resultados.
Dar autonomia e confiança
Você é ou já teve algum líder com dificuldade de delegar tarefas? Muitas vezes, a falta de confiança na execução dos liderados, o receio de perder autoridade ou até mesmo por se achar a única pessoa capaz de executar determinadas tarefas, faz de um gestor um centralizador. Fuja desse tipo de atitude!
Um ótimo gerenciador de gente precisa confiar em sua equipe e dar autonomia. Para tal, é preciso conhecer bem o nível de desenvolvimento dos membros do time a fim de aloca-los nas funções certas, de acordo com o nível de prontidão, estimulando a capacidade e a criatividade individual.
Desenvolver pessoas
Talvez, a habilidade mais nobre de um líder seja a de desenvolver pessoas tanto no âmbito comportamental como no técnico. E pode acreditar: é preciso capacitação e atitude para que isso ocorra de maneira sustentável.
A essência de um gestor desenvolvedor de pessoas é a gana de ensinar e acompanhar de perto a sua equipe, não só na questão dos resultados, mas principalmente no que diz respeito a integração à cultura da empresa e dos comportamentos que o cargo exige. Ter sensibilidade no relacionamento interpessoal é essencial nesse sentido.
Saber liderar pessoas é ter empatia com o próximo. É, também, querer que o outro alcance voos mais altos, sem vaidade ou prepotência. Você está preparado para tamanho desafio?
fonte: https://www.linkedin.com/pulse/habilidades-indispens%C3%A1veis-o-que-n%C3%A3o-te-contaram-bom-fatima/