Atribuída ao deus grego Apolo, a frase que compõe o título deste artigo tem tudo a ver com o que quero te passar neste momento.
Apenas como curiosidade, Apolo foi o deus da beleza, da perfeição e da razão. Para ele, segundo o povo da Grécia, a grande tarefa da humanidade seria buscar o conhecimento de si e, a partir daí, conhecer a verdade sobre o mundo.
O autoconhecimento é a chave para uma carreira plena e sólida. Mas para chegar a esse patamar, você precisar ser especialista em você mesmo. Vou te ensinar a chegar lá, inclusive, com algumas dicas nesta leitura.
Ser especialista em você mesmo significa que você entende que é um ser humano integrado. Não existe o lado profissional e pessoal.
Quanto mais você entender esse ponto, mais benefícios terá para alcançar o trabalho e a vida que tanto deseja!
É se apropriar de todas suas habilidades, competências, descobrir seus pontos fortes.
Ao se conhecer melhor, você potencializa o que tem de melhor e se desenvolve constantemente. Sabe, inclusive, no que precisa melhorar.
A principal consequência de tudo isso é que você passa a tomar as decisões corretas de carreira. Os benefícios carregam uma lista completa:
● amplia sua busca por trabalhos que aproveitem todas suas habilidades;
● mais confiança para aceitar desafios fora da sua área de formação;
● sair do território onde todos estão brigando pelas mesmas vagas (estratégia do oceano azul – #carreiraazul);
● saber mostrar seus diferenciais e conseguir passar confiança em momentos de transição de carreira;
● consciente das limitações, encontrar novas formas de fazer, utilizando as forças;
● poder dizer “sim ou não” para uma proposta de promoção com mais segurança;
● saber se a proposta de trabalho que está recebendo estará te levando para mais perto ou mais longe da vida que quer viver;
● ter estabilidade no mercado de trabalho (não estou falando de concurso público, mas poder entregar suas competências de maneira mais ampla).
O que fazer para ser especialista em você mesmo
A pessoa que investe em seu autoconhecimento, que tem clareza do que quer, do que gosta e do que busca, ajuda a tomar melhores decisões na carreira e não fica refém de propostas ou de culturas organizacionais que não fazem bem para sua saúde.
É se apropriar de todas as suas habilidades, competências, descobrir seus pontos fortes:
1. Exercício profundo de autoconhecimento
Olhe para sua trajetória profissional e pessoal e identifique tudo o que já fez. Saiba do que mais gosta e menos gosta de fazer. Olhe para o futuro e faça um exercício de se projetar e visualizar o que e como quer viver.
2. Ressignificação de alguns paradigmas
O objetivo é romper as amarras que te prendem e impedem de fazer o que realmente quer. É parar de viver para atender expectativas dos outros e começar a viver o que REALMENTE QUER VIVER. Ressignifique algumas palavras como:
● carreira;
● trabalho;
● sonho;
● emprego.
3. Estudo do mercado
Identifique as diferentes formas de entregar suas habilidades e competências, de forma que todos ganhem. Ninguém tem o direito de atingir resultados, explorando outros. Não deixe ninguém explorar suas habilidades a custo baixo. Valorize-se!
4. Plano de ação estratégico
Elabora um plano realista e ousado. Construa pontes sólidas, que te levarão até o lugar que de fato quer!
Vamos juntos? Até a próxima!
fonte: https://www.linkedin.com/pulse/conhece-te-ti-mesmo-f%C3%A1tima-boteguin/