Encontrar líderes despreparados não é uma tarefa tão incomum. Mas quais as razões que levam a isso? Uma carreira de sucesso exige conhecimento, organização, capacidade de planejamento e agilidade na execução das tarefas. Até aí, OK! E onde entra a liderança e a motivação para fazer a equipe render mais? Essa é uma premissa deixada de lado e que revela a necessidade de aperfeiçoamento profissional.
Muitas vezes, o gestor sente que a equipe precisa de um estímulo mais forte para manter a produtividade em alta, mas não faz ideia de como pode resolver esse problema. A consequência disso é a estagnação. Sem o envolvimento de todo o grupo, o trabalho não anda. E o pior: os colaboradores não encontram no gestor um líder. E quando percebem isso, buscam um novo caminho profissional porque não vão conseguir evoluir para alcançar novos desafios na empresa onde atuam.
Essa realidade acontece em nível mundial e virou base de estudo. Uma pesquisa da consultoria Gallup indica que o principal motivo para um profissional deixar o emprego é o mau relacionamento com o gestor.
Outro dado impressionante é o levantamento da Michael Page, mostrando que oito em cada 10 profissionais relatam ter pedido demissão por causa de líderes despreparados. Ou seja, por causa do chefe.
Por isso é que considero importante pararmos um pouco para analisar esse papel da liderança. Entender os caminhos para que os colaboradores se sintam motivados e engajados nas atividades rotineiras da empresa.
A maioria dos empreendedores é preparada com um alto conhecimento técnico, mas não para a gestão de pessoas. O comportamento dos líderes tem influência direta no desempenho dos funcionários.
Algumas atitudes simples podem ser tomadas para desenvolver a sua capacidade de liderança. Neste artigo, eu indico alguns caminhos para uma mudança de atitude, onde você consiga equilibrar a balança entre a necessidade de um resultado financeiro com o bem estar das pessoas que compõem o seu grupo de trabalho.
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Líderes despreparados: a diferença entre as expectativas do gestor e da equipe!
Não é novidade que o mesmo ambiente de trabalho tem expectativas diferentes para a chefia e para os colaboradores. Uma pesquisa do Great Place to Work com dados de fevereiro de 2022 ilustra bem esse contraste. Pelo levantamento, a maior cobrança feita aos gestores pela alta direção numa empresa é por resultados (quase 84%). Já a maior reivindicação da equipe junto ao gestor é por reconhecimento (quase 65%).
Os resultados positivos são fundamentais para o sucesso de um negócio. Só que, para chegar a esse ponto, você precisa levar em conta que lida com pessoas. E elas têm fatores emocionais que pesam no desempenho, assim como dificuldades e potencialidades. E o gestor também é um ser humano como qualquer outro. Se for cobrado por resultados, irá cobrar de sua equipe. Mas, sem uma capacidade de liderança, você terá um grupo que estará mais descontente do que engajado. E isso não traz bons resultados.
Líderes despreparados: O peso do fator emocional
O fator emocional também precisa ser levado em consideração para o sucesso da liderança. Uma boa técnica que recomendado é a autoavaliação. Reflita comigo: será que você não se sente perdido quando precisa influenciar seus funcionários para atingir as metas estabelecidas?
Se a resposta é sim, prepare-se: é hora de buscar informações sobre como aperfeiçoar sua liderança. Trabalhadores com confiança vão produzir mais. E você é o modelo deles para essa melhoria.
Muitas vezes, o gestor tem dificuldade para manter o envolvimento de todas as pessoas que compõem o grupo de trabalho. E isso começa em decorrência de sua própria função. É preciso fazer o atendimento aos clientes, negociar com fornecedores, analisar as nas vendas e a produtividade. São muitas tarefas diferentes sendo feitas ao mesmo tempo.
Já os funcionários, em um ambiente desmotivado, têm diversos tipos de problemas como estresse e falta de socialização (cada um tenta resolver o problema de forma individual e não em conjunto). E em muitas vezes o resultado é o surgimento de crises de ansiedade ou depressão.
Como desenvolver um comportamento de líder?
O primeiro passo para tornar-se um líder é ter a disposição para encarar o desafio de conviver com pessoas. Nenhum ser humano vem com fórmula pronta. Então, vou te passar algumas dicas importantes para que o seu comportamento seja o exemplo que seus funcionários necessitam.
Faça sua equipe se sentir segura! Para isso, é essencial ser comunicativo, estar disposto a ouvir e falar, saber perguntar e ouvir conselhos. Além disso, passe confiança em si mesmo e nas decisões que for tomar. Se aproprie da cadeira de líder. Essa honestidade com o grupo vai trazer credibilidade em todas as suas ações.
Invista no feedback. Dar retorno sobre a atuação dos colaboradores no andamento de uma atividade vai fazer com que eles sintam que têm importância no contexto da empresa. Esse tipo de atitude fará com que você possa diagnosticar e valorizar pontos positivos e, de uma forma menos estressante, encontrar erros para uma mudança de rumo.
Liderar de forma positiva é agir como se você fosse um professor. Indico a você que invista no relacionamento com a equipe. Procure oferecer treinamentos e capacitações, inclusive para atendimento ao público. A sua criatividade vai inspirar os outros.
Uma última dica: assuma a responsabilidade por sua equipe. Assim como no futebol é o treinador quem escala os melhores atletas, cabe ao líder aproveitar e reconhecer os talentos de cada um. Além disso, estando preparado, você vai saber enfrentar e resolver problemas de maneira rápida e eficaz.
Todos esses fatores vão trazer um grande benefício: identificar o potencial das pessoas que integram o quadro de colaboradores. E o resultado será menos esgotamento, maior motivação e interação. Como abordei anteriormente, só há resultados quando há a valorização das pessoas. E é o líder quem irá encontrar esses caminhos, incentivando o desenvolvimento profissional dos seus comandados.
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Até breve!