Você já deve ter ouvido falar que somos, hoje, fruto daquilo que fizemos no passado.
Acredito que devemos ser totalmente responsáveis pela condução de todas as esferas da vida, incluindo a profissional, o que chamo de autogestão de carreira.
Não conseguimos mudar o que já aconteceu, é fato. Mas se você não está feliz no que faz, pense no que é possível realizar de diferente hoje e num futuro próximo.
Em meus trabalhos como mentora e coach, quando abordado o tema da autogestão da carreira, às vezes sinto certo tom de vitimismo.
“Não tive as devidas oportunidades”, “não sou reconhecido”, “me vejo pronto, mas meu chefe não”, são frases corriqueiras.
O que acontece é que as pessoas não fazem o movimento correto na carreira. Ficam nesse círculo vicioso de desculpas e de aceitação de determinadas situações que, na verdade, só elas podem mudar!
Para se autorresponsabilizar nesse sentido, é importante:
- fazer o que gosta;
- ter metas e objetivos pessoais;
- reconhecer uma causa pessoal naquilo que executa diariamente.
Meu convite é para que você reflita sobre seu lugar atual e como se sente. Realizada(o)? Caso não, de que maneira enxerga sua responsabilidade para o momento presente?
Dicas para desenvolver a autogestão de carreira
Escrevo este artigo para que você reflita sobre a responsabilidade de sua carreira, para que possa se desenvolver na plenitude de suas melhores habilidades e competências.
O que te impede de buscar aquilo que você realmente quer? Inclua nessa pergunta tanto a função como a influência do ambiente de trabalho.
A seguir, vão algumas dicas importantes:
Pratique o autoconhecimento
Percebo que muita gente tem insegurança, o que é integralmente relacionado com a falta de autoconhecimento – entender suas fortalezas e fraquezas, e saber o que quer de fato.
É importantíssimo olhar para si mesmo e entender, verdadeiramente, qual é a sua motivação interior.
Faça uma autorreflexão
Para que possa fazer essa autogestão, também é necessário perceber, no dia a dia, se o trabalho o satisfaz de verdade; se as atividades fluem e motivam a produzir mais e melhor.
Se o trabalho emperra, é um indicativo de que pode não estar na cadeira correta.
Aprenda com feedbacks
Quanto maior sua experiência, mais oportunidades de feedbacks terá. E mesmo que esteja no início de carreira, encare este momento como uma forma de aprender.
Recolha insights sobre sua forma de executar as tarefas, sobre suas decisões tomadas e como foram encaradas pelo gestor ou par, dependendo do tipo de feedback aplicado.
Conheça seu mercado
De nada adianta fazer uma autogestão de carreira, se você não entende o contexto em que atua, ou pretende atuar, no caso de uma transição.
Sempre mantenha contato com profissionais da sua área, informe-se sobre as tendências, compreenda as movimentações do mercado.
De que maneira você vem liderando a si próprio para alcançar suas metas e objetivos?
Autogerir a carreira significa ter as rédeas da sua evolução ao longo do tempo, bem como ser capaz de ajudar toda empresa por onde passa nessa trajetória.
O profissional com autogestão precisa ter um bom entendimento de si mesmo, aonde quer ir e o que pode realizar em seu trabalho.
Precisa de ajuda para se desenvolver e alcançar o desejado sucesso? Entre em contato comigo, e vamos bater um papo sobre o seu momento de carreira.