[vc_row][vc_column][vc_column_text]“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”. Achei interessante começar o artigo com essa frase do norte-americano John C. Maxwell, pastor e autor de dezenas de livros focados em liderança, pois resume muito bem o papel de um gestor nos dias de hoje.
Também, como já mencionei no artigo “Virou Lider e precisa se aperfeiçoar?”, segundo Ram Charan, a liderança começa desde o início da sua carreira, sendo líder de si mesmo e demonstrando responsabilidade sobre as atividades que lhes foram confiadas.
Já não existe mais espaço para líderes autoritários, que direcionam equipes por pressão ou intimidação. Quem chega ao posto de gestão, hoje, está inserido em um contexto de valorização das pessoas, da profundidade das relações e, claro, de saber extrair o melhor de cada subordinado, em prol dos objetivos e melhores resultados para a empresa.
Por isso, falarei aqui sobre as cinco características que considero fundamentais para que um profissional que já é líder ou postula a função comece a desenvolver ou aprimore. Espero que goste dos pontos que levantei!
1. Ter ótimo relacionamento interpessoal
Conforme já mencionei, as relações humanas são de suma importância no escopo de um bom líder. É que as pessoas não querem ser mais mandadas, mas sim orientadas. Relacionar-se bem com liderados, pares e clientes é muito importante, pois constrói confiança.
Dessa forma, o engajamento dos profissionais com esse líder será natural, podendo influenciar e inspirar seus colegas.
2. Tornar-se um líder coach
Muitos têm desprestigiado o termo e até mesmo a função do coach. Mas o fato é que um líder ciente de seu papel como estimulador do potencial de seus liderados, sai na frente. A ideia é que o líder questione os subordinados, os façam pensar, em vez de indicar uma resposta ou direcionamento prontos.
O gestor precisa inferir a capacidade de seu time resolver problemas sozinho, estimulando a autonomia.
3. Ter alinhamento com a cultura e os valores
O propósito de trabalhar é algo cada vez mais forte. As pessoas precisam enxergar um sentido no que fazem, para ser mais produtivas e felizes. E isso não foge ao líder.
Afinal, muitos dos gestores foram promovidos por terem sidos bons tecnicamente e quando assumem a posição que exige liderar pessoas, muitas vezes descobrem que o exigido deles serão atividades que não são mais técnicas, mas sim voltadas ao desenvolvimento de pessoas.
Ter uma boa conexão entre líder e empresa, no sentido da cultura e valores corporativos, facilitará as coisas. O que quero dizer é que, se um gerente respira os valores da companhia, transmitirá essa energia para seus liderados, alinhando expectativas e processos de forma mais fácil.
4. Saber desenvolver os liderados
Você já deve ter cansado de escutar sobre a autonomia que cada profissional deve ter, certo? Só que isso não significa sair fazendo as atividades sem preparo e orientação.
O líder desenvolvedor de pessoas deve desenvolver e capacitar regularmente sua equipe, um a um, analisando quais são os pontos positivos e negativos, que prejudicam o bom desempenho dos indivíduos. Não basta dizer que não está certo, é preciso mostrar o caminho!
5. Tolerar o erro próprio e dos subordinados
O líder moderno sabe que o risco é o que traz alta performance para um time, ou seja, precisa tolerar erros. O gestor de hoje em dia não pode ter medo de errar, assim como deve estimular essa filosofia em seus subordinados. É arriscando que as melhores empresas inovam e saem da caixa.
Por isso é fundamental, antes de delegar uma atividade, saber exatamente qual o nível de desenvolvimento que seu subordinado se encontra. Assim, organiza-se um projeto de treinamento e orientação para que os erros não tragam consequências sérias.
Você já possui algumas dessas características? Pretende desenvolvê-las? Estou à disposição para bater um papo sobre o tema e te ajudar da melhor forma. É só deixar o seu comentário no campo abaixo.
Obrigada e até a próxima![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]