Chegou a hora de assumir a responsabilidade pela sua carreira e vida

Você já teve a experiência de estar em uma estrada de terra e ser ultrapassado por um carro em alta velocidade? De repente vem aquela nuvem espessa, você não enxerga um palmo à sua frente, e é preciso parar até a poeira baixar.

Pois é, a chegada no novo coronavírus em nossas vidas foi mais ou menos assim. Repentinamente, fomos colocados em quarentena. Rotinas foram alteradas do dia para a noite.

Felizmente, depois de longas semanas, de pouco em pouco, estamos retomando, na medida do possível, alguns hábitos.

Faça como no exemplo do carro na estrada de terra. Pare, respire fundo, respeite seus sentimentos, permita-se. Na sequência, engate a primeira marcha e siga adiante. Isso significa ser o protagonista da sua própria trajetória.

Ser protagonista não é simples. Em momentos de crise, como a atual, acredito ser ainda mais desafiador.

Agora é normal se sentir triste, eufórico, feliz, ansioso… Muitas vezes, é tudo mesmo tempo! O importante é acolher as emoções e assumir a responsabilidade pelas suas decisões, sejam elas quais forem.

Será que vou acertar ou errar feio na minha decisão? Decidir é fazer escolhas e ter maturidade para encarar as consequências, sejam elas positivas ou negativas. Você precisa saber que, quando escolha a opção A, abriu mão da B, e é necessário desapegar!

Ser autoconfiante é fundamental

É inegável que a pandemia atual vem abalando psicológica, física e financeiramente muitas pessoas. Se esse é também o seu caso, é preciso entender que você é uma só pessoa.

Ou seja, os problemas da vida particular podem influenciar na rotina de trabalho, ainda mais em época de home office e convivência integral com os demais moradores da casa. Não à toa, pesquisas apontam o aumento exponencial de conflitos de casais e até de violência doméstica, por exemplo.

Por isso, saber contornar os problemas pessoais para performar bem no trabalho é sinal de maturidade e engajamento com a empresa.

Aqueles profissionais que não creem em sua capacidade não colhem bons frutos, mesmo que se esforcem bastante. Por essa razão, precisam expandir a consciência com injeções de ânimo e garra para vencer os inúmeros desafios impostos pela quarentena e se sentirem capazes de assumir responsabilidade por seus atos. Protagonismo, lembra?

Seja o protagonista da sua carreira. Vá sem medo, saiba que reconhecimento e realização não vêm de fora, mas sim de dentro de você. A união da autoconfiança com a vontade de querer fazer vão alavancar o alcance das suas metas, sejam elas quais forem.

Se é nos momentos de crise que surgem as maiores oportunidades, a sua hora é agora. E se precisar de orientação profissional, conte comigo para bater um papo.

Obrigada e até a próxima!

fonte: https://www.linkedin.com/pulse/chegou-hora-de-assumir-responsabilidade-pela-sua-e-vida-boteguin/