Conheça 4 dicas para o líder integrar novos liderados

Em meu último artigo publicado aqui, falei sobre a relevância e a influência do líder no processo de contratação de pessoas.

Agora, falarei da próxima etapa do processo: o papel do gestor na integração, ou onboarding, dos profissionais que acabaram de chegar na empresa.

Pois é, engana-se quem pensa que esta função é destinada somente ao RH das organizações.

Na realidade, no momento de iniciação de um colaborador, a liderança tem um papel essencial. Ela é, com toda a certeza, a grande referência para o profissional contratado, seja por fatores técnicos ou comportamentais/valores.

Existem alguns cuidados de atenção do gestor no momento em que um novo funcionário chega para trabalhar, que não são observados e considerados.

Portanto, a seguir, darei quatro dicas de como receber um novo colaborador com atitude de líder.

1. Assegurar-se de que a estrutura de trabalho estará disponível

Pode parecer óbvio e elementar, mas ocorre bastante de uma pessoa chegar em seu novo trabalho e não ter os recursos para as tarefas.

Por exemplo, fica dias sem computador ou sem senha de acesso a sistemas essenciais.

Outra situação comum de acontecer é o gestor não estar na área para recebê-lo, assim como a equipe não ser avisada sobre a chegada do novo colaborador. Quem vai acompanhá-lo ou até mesmo treiná-lo neste início?

Portanto, se você é gestor, entenda que essa responsabilidade é sua! O RH tem como responsabilidade integrar nas normas, regras e valores da empresa. 

Também não espere que o colaborador levante a mão, pedindo ajuda, afinal é ele que está chegando. Planeje essa chegada para um início tranquilo por parte do contratado.

2. Aplicar feedback logo no primeiro dia

Assim que recebe o profissional, o líder precisa sentar com ele – o primeiro feedback – e deixar clara a razão da contratação, por que foi escolhido e selecionado, quais foram os pontos destacados na entrevista… enfim, dar um respaldo sobre os motivos da sua contratação.

Na oportunidade, é interessante aproveitar para apresentar quais serão as atividades e responsabilidades do cargo, e como será avaliado a partir daquele momento.

3. Acompanhar de perto a adaptação

Dar atenção ao novato somente naquela integração de um dia, com uma apresentação geral da empresa e/ou do time, é pouco.

O legal é fazer um acompanhamento próximo e regular. Nas primeiras semanas, principalmente nos quinze dias iniciais, é importante ter conversas diárias com o contratado. Elucide dúvidas, anseios, percepções sobre as atividades e o ambiente da empresa.

Reúna-se com ele periodicamente no início, principalmente no período de 90 dias de experiência, e pergunte quais são suas facilidades, dúvidas e dificuldades.

Assim, você pode diagnosticar quando a ambientação não está ocorrendo bem e tomar as medidas adequadas para evitar problemas maiores no futuro.

4. Estimular a rápida ambientação

Mostre ao novo colaborador as pessoas com quem ele vai trabalhar ou terá contato ao longo do expediente. Se possível, logo no primeiro dia.

Já vi alguns casos em que o colaborador sequer foi anunciado para sua equipe.

Coisas simples no dia a dia do trabalho, como comunicar de forma ágil ritmo e regras de trabalho da equipe, ou até o horário que as pessoas costumam almoçar, podem causar uma ótima impressão ao entrante na empresa.

Acredite, a boa ambientação é fundamental para o profissional construir laços e ser mais produtivo.

E você, como se comporta ao receber um novo profissional no seu time? Relate suas vivências, no campo de comentário abaixo, e vamos trocar algumas ideias sobre o tema.

Até a próxima!

fonte> https://www.linkedin.com/pulse/conhe%C3%A7a-4-dicas-para-o-l%C3%ADder-integrar-novos-liderados-fatima/