Quero falar hoje de algo bastante corriqueiro em qualquer empresa, independentemente do segmento de atuação ou do perfil de líderes que possui. Delegar tarefas é algo que todo gestor precisa realizar, mesmo que com recorrências distintas.
A verdade é que vejo muitos líderes simplesmente transferindo responsabilidades, quando, na verdade, é essencial que desenvolvam as pessoas antes disso.
Caso contrário, quem recebe uma tarefa sem o devido conhecimento, vai se sentir desmotivada, frustrada e incapaz.
Fora que, sem ninguém absorvendo a tarefa, o retrabalho para esse gestor será praticamente inevitável.
Portanto, a seguir, apresento cinco fases da delegação de tarefas que todo gestor precisa conhecer.
1. Análise: identificar a tarefa a ser delegada
Quando o líder faz essa identificação, precisa ter consciência de quais conhecimentos, experiências, habilidades e atitudes o liderado necessita para ter um bom desempenho.
É possível que o subordinado tenha que negociar com fornecedores, falar com pessoas de outros departamentos da empresa ou até mesmo gerir algum tipo de tarefa dentro do próprio time.
Com a tarefa mapeada, fica mais fácil identificar quem será a pessoa apta a encarar o desafio.
2. Nomeação: definir o colaborador e seu nível de maturidade
Primeiro, não caia na armadilha de escolher a pessoa que está mais disponível no momento, em vez de selecionar quem, de fato, é mais preparado. Vejo muito disso, e o tiro tende a sair pela culatra nesses casos, uma vez que, caso a pessoa não tenha um bom desempenho, a motivação e a frustração virão com bastante força para ela.
3. Orientação: comunicar objetivos, prazos e resultados
Planejamento é tudo. Portanto, estabeleça um cronograma de acompanhamento da tarefa.
É fundamental fazer um trabalho totalmente organizado e planejado para que a pessoa responsável pela tarefa não se frustre e não cometa erros que possam comprometer o resultado e não exponha negativamente a área perante a empresa.
4. Controle: monitorar e incentivar o colaborador
Mesmo se for aquele membro da equipe no qual você já confia muito e sabe que irá entregar, o monitoramento é, sim, importante. Afinal, quem será cobrado pelo resultado final é o gestor.
E como forma de incentivar a pessoa no processo, mostre-se sempre solícito a ajudar, tirar dúvidas e ensinar, caso necessário.
5. Avaliação: analisar desempenho e corrigir
Se você orientou seu liderado da melhor forma, é natural que tudo corra bem, não é mesmo? Sim e não. Isso porque se o gestor não se apresentar como um facilitador do processo, sempre disponível a ajudar, as coisas podem sucumbir.
Avalie e corrija, sempre que identificar essa necessidade.
Outra dica interessante é perguntar aos seus delegados se os projetos que você delega estão ajudando-os a se desenvolver como profissionais. Esse feedback de mão dupla é muito saudável para as relações do time.
Conclusão
Acho importante ressaltar que todo esse acompanhamento de fases se dará até o momento em que o liderado consiga executar as tarefas de maneira autônoma e independente.
Ou seja, as tarefas não precisam ser acompanhadas, dentro de um processo, o tempo todo. A ideia é trabalhar o empoderamento de profissionais, alinhado com a cultura e os objetivos da empresa.
Com essas cinco fases que mencionei, ficará bem mais fácil mapear, organizar, gerir e tomar ações perante seus liderados. Gostou? Então vem dar sua opinião nos comentários.
Até a próxima!
fonte: https://www.linkedin.com/pulse/delegar-tarefas-5-fases-que-voc%C3%AA-precisa-conhecer-f%C3%A1tima-boteguin/