Eu, você e a grande maioria das pessoas já estamos bastante conscientes de que o presente momento é de alerta e de cuidado redobrado, por conta do novo coronavírus.
E, claro, isso se traduz também no contexto corporativo. O home office já é prática em boa parte das empresas, enquanto outras reduzem a jornada de trabalho ou até mesmo entram em recesso.
No dia a dia empresarial, a figura do líder é, agora, ainda mais importante para gerir emoções, novos modelos de trabalho, processos, atividades… é tanta coisa nova acontecendo e precisando ser resolvida no curto prazo, não é verdade?
Por isso, resolvi listar aqui cinco dicas para qualquer gestor de equipe, que considero essenciais neste momento de crise.
1. Assuma sua responsabilidade como gestor de pessoas
O líder é, acima de tudo, a figura da empresa que faz o gerenciamento das tarefas, entregas e, não menos importante, gerenciar as emoções das pessoas. Em momentos de crise, os profissionais buscam na figura do líder a referência. Portanto, que seja você!
Aja agora! Não adianta ficar postergando decisões neste momento. Seja proativo, lidere discussões, aponte soluções. Com toda a certeza, as pessoas esperam isso de você.
2. Faça a chamada gestão das emoções
Estamos vivendo dias de muitas incertezas. É inegável que as pessoas estão ansiosas, aflitas e com muitas dúvidas na cabeça. Sendo assim, o gestor precisa tomar frente da gestão das emoções de sua equipe, que passa muito pelo autoconhecimento.
Ao conhecer os próprios pontos fortes e fracos, o líder consegue lidar melhor com seus liderados. Naturalmente, cria-se uma autoconfiança, dando a capacidade de lidar com os próprios sentimentos e, também, com os das pessoas ao redor.
E suas emoções, como estão neste momento? Aproveite para deixar um comentário ao fim deste artigo.
3. Cuide ainda mais da sua comunicação
É evidente que o bom gestor precisa se comunicar bem. Neste momento que estamos vivenciando, mais do que nunca, a transparência e sinceridade devem ser praticadas.
Mas cuidado para não ser “sincericida”, ou seja, usar da sinceridade absoluta, de forma equivocada, no instante errado, cometendo quase que um suicídio com as palavras. Pois é, quando estamos em situações de estresse ou grande pressão, é comum falarmos sem muito cautela.
Já ouviu falar na comunicação não-violenta, conceito do psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg? Tem tudo a ver com este momento.
Isso quer dizer que você vai encarar conversas mais difíceis ao longo das próximas semanas e, até por isso, vale se relacionar de uma maneira mais autêntica e ”desarmada“, permitindo que suas vulnerabilidades sejam expostas. É uma questão de empatia!
4. Propicie momentos para aguçar a criatividade
Apesar dos últimos dias de adaptação e, por que não dizer, de tensão, as atividades do gestor e de seu time não podem parar.
Com muita gente fazendo home office, por exemplo, a hora é de encontrar soluções para que a criatividade aflore, pois o convívio no escritório é algo que vai demorar a voltar.
Nesses casos, use e abuse das reuniões remotas e crie, em conjunto com seu time, soluções para novas ideias no dia a dia.
Sim, o gestor precisa descobrir novas formas para “fazer o que tem que ser feito”, como Ran Charan, doutor pela Harvard Business School, diz em suas obras.
5. Reavalie metas e o objetivos
Todo líder é cobrado por gerir pessoas e, também, pela gestão dos indicadores de performance da sua equipe. Hoje, as empresas ainda estão avaliando quais serão os impactos da, infelizmente, longa quarentena que vamos encarar no próximo período.
Com isso, cabe o gestor compreender se as metas e objetivos traçados no início do ano ainda fazem sentido. Caso não, vale reformular atividades, modelos de trabalho e entregas, para irem ao encontro das estratégias da organização.
Tem mais alguma dica relevante para compartilhar? Aproveite o campo de comentários abaixo, vamos trocar ideias sobre tudo o que está ocorrendo e buscar soluções, juntos.
Até a próxima!