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5 habilidades de um líder para humanizar a gestão

Quanto uma liderança ruim pode prejudicar a carreira de um colaborador e até mesmo os objetivos macro da empresa? Grande parte da resposta está na ausência de habilidades de um líder.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup, com mais de 7 mil profissionais, mostrou que metade deles pedem demissão por conta do chefe. Ou seja, a motivação para se desligarem da companhia é a má relação com seu gestor.

Mas o que leva as pessoas a jogarem a toalha por conta de seus líderes?

A minha experiência mostra que a maior parte dos líderes são promovidos ao cargo por suas habilidades e experiências técnicas do negócio, e não por estarem preparados para gestão de gente, entendendo sobre o comportamento dos membros de seus times.

A partir do momento que a pessoa cresce para um cargo de gestão, não importa mais quão boa a pessoa é tecnicamente, mas sim o quão boa é para fazer com que os outros façam o que tem que ser feito, como diz o consultor de negócios Ram Charam, em sua obra Pipeline da Liderança.

Muitos gestores assumem a cadeira sem ter sido preparados, recebido instruções ou ganhado as ferramentas adequadas. Saem da função técnica e entram numa função de gestão de pessoas abruptamente.

Portanto, listei cinco habilidades de um líder que considero essenciais na gestão de pessoas. Confira a seguir!

Conheça 5 habilidades fundamentais de um líder

1. Selecionar pessoas

Um bom processo seletivo começa com o líder atuante desde o início. Por mais que seja uma função do RH, estar presente em todo o processo faz toda a diferença.

É importante que ele dedique tempo à avaliação de currículos e que participe das entrevistas para conhecer pessoalmente seus possíveis liderados. 

Se a organização realiza dinâmicas de grupo, por exemplo, é recomendável que o líder acompanhe a atividade, também. 

2. Delegar tarefas

A habilidade de delegação de tarefas pode até parecer uma atitude impositiva à primeira vista, mas na verdade é importantíssima para dar autonomia e empoderar equipes. 

Ao delegar, o líder democratiza a distribuição e a quantidade de tarefas do time, levando em consideração, inclusive, as habilidades e interesses de cada membro.

Assim, fará com que as pessoas se sintam pertencentes ao propósito da empresa, humanizando a gestão.

3. Dar feedbacks constantes

Talvez essa seja a principal habilidade para o gestor construir uma relação transparente, profissional e que direcione a resultados.

Esta habilidade de um líder garante não só que os problemas sejam apontados de imediato e solucionados rapidamente para evitar maiores impactos, mas também de nutrir constantemente a motivação das pessoas ao reconhecer e elogiar suas entregas e atitudes.

4. Ter a comunicação azeitada

Dá para dizer que comunicação e liderança estão intrinsecamente conectadas, principalmente nos dias de hoje, com o crescimento do trabalho remoto e a necessidade cada vez maior de comunicação constante com os colaboradores.

Um bom gestor deve ser um comunicador habilidoso. É fundamental que pense com clareza, expresse suas ideias e consiga compartilhar informações complexas com públicos diversos.

Também é crucial ser capaz de lidar com fluxos rápidos de informações, passando-as adiante da maneira mais simples possível!

5. Saber planejar

Todo líder precisa desta habilidade, até porque seus subordinados têm essa expectativa desde o primeiro minuto inseridos na equipe.

É essencial que saiba organizar as demandas, pesquise a área e contextos em que o negócio e setor estão inseridos, trace estratégias e colete dados importantes para guiar as ações dos colaboradores.

Todo meu trabalho de coaching e mentoria com novos líderes revela que, na maioria das vezes, eles não sabem muito bem o que precisa ser feito para melhorar, principalmente nas questões comportamentais.

É muito ruim para um gestor escutar que subordinados estão se demitindo por sua causa, se na cabeça dele, está fazendo o melhor que pode, com os recursos que tem.

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