Já mencionei por diversas vezes, mas nunca é demais reforçar.
Profissionais promovidos a líderes, sem o devido preparo, tendem a agir como se ainda estivessem cumprindo uma função técnica: centralizam tarefas, apegam-se a questões micro das atividades do time e, principalmente, acabam não gerindo pessoas.
Assumir a cadeira de gestão não é simples, mas felizmente existem muitas ferramentas para que qualquer um de nós chegue lá com o devido preparo. E adivinha? A boa e tradicional leitura é fundamental nesse sentido!
Por isso, selecionei cinco livros que gosto bastante. Trouxeram-me muita inspiração para meus trabalhos como coach e consultora, e tenho certeza de que podem contribuir muito para o desenvolvimento de novos gestores. Confira a seguir!
1. Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes
Este é um best-seller publicado em 2003 pela Harvard Business Press, com saída de mais de 100 mil cópias em seu primeiro ano, somente nos Estados Unidos.
“Os primeiros 90 dias” foi escrito pelo especialista em liderança e negociação Michael Watkins, mostrando, principalmente a novos líderes, como acelerar o processo de transição de carreira.
Em uma linha bastante prática, o autor elenca dez pontos que devem ser considerados para quem vai assumir um cargo de gestão, focando nos primeiros noventa dias:
- Deixar de olhar para o passado
- Acelerar seu aprendizado
- Adaptar-se à estratégia da companhia
- Iniciar a jornada com destaque
- Compreender o que é visto como sucesso pela empresa
- Alinhar suas expectativas com a equipe
- Construir seu time perantes suas crenças
- Criar laços com demais gestores da organização
- Manter o equilíbrio mental nesta transição
- Ser um agente de aceleração da empresa
Ler este livro é ter a certeza de um aprendizado ágil e de fácil aplicação no dia a dia.
2. Pipeline de liderança: O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo
Não é de agora que indico leituras de Ram Charan, consultor de negócios indiano-americano, palestrante e escritor, o qual sou grande fã.
Em “Pipeline da liderança”, ele se une a Stephen Drotter e James Noel, revelando aprendizados e segredos de trabalhos realizados em mais de 100 empresas, por mais de 10 anos!
São exibidos diversos casos de sucesso, ligados à transição para cargos de liderança, com as estratégias e soluções encontradas.
Os autores mostram a teoria do pipeline, que faz alusão literalmente a um cano, que se curva em seis pontos; eles representam as principais transições na carreira de qualquer um de nós.
Indico fortemente esta obra, se você busca desenvolver as habilidades necessárias para exercer suas funções com excelência.
3. Execução: A disciplina para atingir resultados
Para mim, referenciar Ram Charan nunca é demais! Então vamos de mais uma obra dele aqui.
“Execução” foi publicado em 2019, apresentando cenários corporativos bastante atuais, e com uma mensagem principal: por que é fundamental criar uma cultura de execução nas empresas e qual é o papel do líder nessa missão.
De acordo com o livro, muitas empresas, de todos os portes e segmentos, exploram bem menos do que poderiam de seus mercados por conta de uma má execução das tarefas.
É aí que entra o papel do gestor em suprir a lacuna entre o que ele quer atingir e as condições que a empresa oferece para tal.
O livro é um excelente guia para autoconhecimento, desenvolvimento de equipes e gestão de pessoas.
4. Encontre seu porquê: Um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe
Nunca se comentou tanto sobre ter um propósito de carreira, não é verdade? E é sobre isso que o famosíssimo autor e palestrante Simon Sinek fala neste livro.
É aqui que você encontrará a origem do conceito do Golden Circle (Círculo Dourado), com etapas simples e diretas, capaz de revelar como você vai descobrir seu propósito e, se quiser, o de sua empresa.
“Acredito que a realização profissional é um direito e não um privilégio. Todas as pessoas merecem acordar de manhã animadas para ir ao trabalho. Para nos sentirmos assim, precisamos primeiro entender exatamente o porquê do que fazemos”, diz o próprio Simon Sinek.
O mais bacana desta obra é que não se resume apenas a leitura. Você vai encontrar exercícios e ilustrações bastante explicativas sobre conceitos e, também, dicas práticas.
Leitura perfeita para quem está em início de carreira como gestor, ou está pensando nessa transição.
5. O poder da inteligência emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência
O último livro da lista é, talvez, o responsável por dar o devido holofote à inteligência emocional como skill primordial de um gestor.
“O poder da inteligência emocional” foi escrito por Daniel Goleman, consagrado autor, e ilustra com clareza a importância de contar com uma liderança empática, motivadora e colaborativa.
Também mostra que líderes não chegam ao topo somente por serem inteligentes ou tecnicamente competentes, mas sim por se adaptarem às necessidades de seus times.
Goleman revela que, trabalhando itens como autoconhecimento, autogestão, automotivação, empatia e habilidades sociais, novos gestores certamente trilharão ao sucesso.