Felicidade, realização, bem-estar, plenitude, fluidez… Quem não quer ter ao menos alguma dessas cinco palavrinhas mágicas? Pois bem, a psicologia positiva é um segmento voltado a análises da vida em todos esses aspectos.
Atualmente, o conhecimento para diagnosticar e tratar os mais diversos transtornos mentais, antes sem tratamento, é uma realidade. Porém, uma lacuna no processo foi levantada nos anos 1990.
Martin Seligman, à época presidente da Associação Americana de Psicologia (APA), descobriu os melhores aspectos das pessoas.
Dessa forma, nasceu a psicologia positiva, que foca nos motivos que fazem nossas vidas valerem a pena.
Psicologia positiva aplicada à carreira
É claro que a carreira não fica de fora. Um dos principais pontos da psicologia positiva é apoiar o indivíduo a encontrar seu real propósito no trabalho – alcançar todos seus objetivos com satisfação e entusiasmo no dia a dia.
Para encontrar um senso de propósito, todos nós precisamos pensar sobre nossas motivações e o que nos faz sentirmos bem-sucedidos. Tudo isso pode (e deve) ser alcançado através da reflexão sobre nossos valores pessoais, interesses e habilidades.
Pare pra pensar: o que te faz ser mais produtivo, motivado e feliz, de fato, no trabalho? A psicologia positiva provoca essas reflexões, apoiando os profissionais ao melhor momento de carreira.
Outra forte questão é o foco nas fortalezas, ou seja, nas habilidades e competências que diferenciam o profissional.
Ao concentrar-se nas suas forças pessoais, as pessoas podem encontrar mais significado no trabalho e usar suas habilidades de forma mais eficaz. Isso também pode levar a uma maior autoestima e autoconfiança.
5 dicas de aplicação no trabalho
1. Pratique a gratidão
Foque nas coisas pelas quais você é grato no trabalho. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação e o bem-estar.
2. Defina metas positivas
Em vez de se concentrar apenas em metas numéricas, defina metas diferentes, como ser mais produtivo, interagir mais com os colegas ou melhorar uma habilidade.
3. Concentre-se em suas forças pessoais
Tenha claro quais são suas habilidades e competências, e encontre as melhores maneiras de aplicá-las no dia a dia.
4. Cultive conexões
Dedique tempo para criar laços, de simples conversas informais, passando a convite para almoçar até convidar algum colega para fazer trabalhos sociais juntos, por exemplo.
5. Seja otimista
Concentre-se nas coisas positivas do trabalho e em como você pode continuar a crescer e aprender. Isso ajuda a aumentar a motivação e a satisfação no trabalho.
Gostou de conhecer mais sobre psicologia positiva e como praticá-la? Sim, é possível colaborar para um ambiente organizacional mais enérgico, colaborativo e satisfatório.
Para mais indicações de como aprimorar suas habilidades e competências, entre em contato conosco!