Você conhece os diferentes estágios de desenvolvimento da liderança?

Leia o artigo e entenda quais são as fases que um líder deve percorrer para o sucesso

Se você já é um líder onde trabalha, sabe que a tarefa não é nada fácil. Caso ainda não seja gestor, mas almeja o posto, tenha ciência de que o caminho para tal exige desenvolvimento de novas habilidades, dedicação e gostar de desenvolver pessoas.

Para chegar ao topo e dominar as técnicas atreladas ao papel de liderança, você precisa evoluir na trajetória do desenvolvimento pessoal.

Essa é a linha de raciocínio de Ram Charan, considerado um dos gurus da gestão empresarial, o qual gosto muito e acredito em sua linha de pensamento.

Ele é autor de um dos mais famosos livros sobre gerenciamento de pessoas, intitulado “Pipeline da Liderança – Desenvolvimento de Líderes Como Diferencial Competitivo”.

Então, aproveitarei o espaço deste artigo para mostrar a você as três principais fases elaboradas por Charan, mostrando que, parar ser um bom líder, é essencial obter habilidades e competências específicas no decorrer da carreira.

Líder de si mesmo (autoliderança)

Quase todo profissional começa como subordinado, não é mesmo? É nessa posição que a liderança de si mesmo se inicia.

Ter a autogestão das atividades do dia a dia, assim como da carreira, é o ponto central aqui. O amadurecimento da função parte do princípio de saber muito bem aonde quer chegar, com planejamento para alcançar os objetivos almejados.

Ser líder de si mesmo é, acima, de tudo, conhecer-se. Identificar pontos fortes e fracos (e aprimora-los) traz confiança, fluidez no trabalho e maturidade.

Trabalhar a autoliderança tem relação, também, com saber trabalhar em equipe e respeitar os valores e cultura da empresa onde trabalha. Inspirar-se em líderes que tem ótima performance e bom trato com as pessoas, extraindo o melhor delas, é uma boa dica para progredir nesse sentido e galgar o próximo passo, sobre o qual falarei na sequência.

Líder de pessoas

Agora, você lidera um grupo de profissionais. Novos desafios e habilidades surgem. Seu foco se desprende das competências técnicas e individuais, passando para o desenvolvimento dos subordinados e controle de processos mais complexos, com foco, claro, em resultados para a organização.

Parece difícil, e realmente é! Ao mesmo tempo que gerir indivíduos, anseios e objetivos é desafiador, o bom líder de pessoas precisa ter inteligência emocional para lidar não só com a equipe, como também com a pressão da diretoria pela alta performance.

Lembre-se: você tem um time para ajudar nessa missão. O que quero dizer é que o gestor de pessoas deve fugir da centralização de tarefas, empoderando os profissionais para a execução das tarefas da rotina de trabalho e até mesmo desenvolvendo neles esse senso de gestão de pessoas.

Líder de líderes

O próximo nível de desenvolvimento da carreira é a liderança de líderes. Nesse contexto, o profissional sai quase que totalmente do universo operacional da empresa, direcionando seu olhar para assuntos mais estratégicos.

Com grandes poderes vêm, também, grandes responsabilidades. Ou seja, o líder de líderes será cobrado à altura. Espera-se dele capacidade de leitura de cenários desafiadores, apontando caminhos para melhores resultados.

Nesse patamar as principais habilidades que serão necessárias são: Seleção de pessoas certas para os lugares certos (não clones), Seleção e treinamento dos gestores de primeiro nível, cobrança dos resultados gerenciais do primeiro nível dentre outras

Gostou de conhecer mais sobre os estágios da liderança? Conte para mim, no campo de comentários, o que acha do tema e quais desafios você tem no momento. Até a próxima!

fonte: https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-conhece-os-diferentes-est%C3%A1gios-de-da-lideran%C3%A7a-boteguin-ribeiro/