Felicidade no trabalho: 3 motivos que podem te atrapalhar

Se você chegou até este artigo, é porque deve estar vivendo uma ou mais dessas três situações que vamos descrever abaixo, muita gente passa por momentos de indecisão e colocam em cheque a felicidade no trabalho.

Ser realizado no que faz pode ser consequência de diversos fatores. Paixão pelo que faz, um bom ambiente de trabalho, reconhecimento e o contentamento de ter concluído os desafios diários, influenciando no crescimento da carreira, são alguns deles.

No entanto, existem motivos que colocam em dúvida seguir ou não a profissão escolhida, como baixa remuneração, falta de flexibilidade nos horários, pressão por resultados, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional… enfim, a lista é imensa e impacta a vida de muitas pessoas no mercado.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita em 2017 pelo consultor de carreiras Fredy Machado, com profissionais em 21 estados do País, revelou que 90% deles estão infelizes nas suas ocupações diárias.
E não é só: desse total, 36,52% disseram estar realmente não contentes enquanto 64,24% revelaram ter a intenção de realizar algo diferente do que fazem para ser mais felizes.

Você sente que a sua felicidade no trabalho está em questão? A seguir, elencaremos três das principais razões que podem indicar que, assim como os respondentes do estudo, talvez seja a hora de você mudar de profissão para se tornar realizado no trabalho.
 
3 motivos para pensar sobre a sua felicidade no trabalho
 
1. Atrasa e/ou falha no prazo das entregas
Postergar tarefas virou comportamento padrão na sua rotina de trabalho? Deixar atividades sempre para outro dia ou até mesmo deixar de fazê-las na totalidade é um sinal de que você está na empresa errada ou não gosta do que faz, efetivamente.
Sentir-se pressionado, para não dizer forçado, a executar o seu trabalho também é um indício de insatisfação. Esse desânimo de encarar os desafios pode gerar um perigoso ciclo vicioso para a sua carreira.

 
2. Encara o trabalho como uma obrigação
Pode até ser que ninguém goste de dormir pouco, acordar cedo e enfrentar trânsito para chegar ao trabalho. Mas esse não é o ponto aqui. Se você encara os desafios e as atividades do dia a dia como um grande fardo, talvez seja a hora de repensar a profissão.
Ou, ainda, se você vislumbra que a sua felicidade no trabalho está naquela função que almeja ocupar somente quando se aposentar, por exemplo, pare por aí. Não espere até o fim da sua carreira para realizar o que gosta.

 
3. Relaciona felicidade com dinheiro
OK, você já sabe que a profissão que exerce não é a ideal, mas considera mantê-la se ao menos tiver uma melhor remuneração. Pois saiba que esse cenário também é bastante insalubre para o desenvolvimento da sua carreira. É que a compensação financeira não pode tomar o posto da sua felicidade no trabalho.
Reflita sobre o tema, pois, muitas vezes, o problema não é exatamente o seu salário.

 
[Bônus] Exercícios para compreender se está no caminho correto
OK, agora que você já conhece as principais razões que podem revelar a sua infelicidade no trabalho, que tal executar alguns exercícios para alinhar expectativas?
Sugiro que responda a essas questões abaixo e, também, a matriz seguinte. É uma forma simples e bastante eficaz de se autoconhecer e refletir sobre seus pontos fracos e fortes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *