Há não muito tempo atrás era quase uma máxima nas empresas: os problemas pessoais precisam ser deixados em casa, separando a vida pessoal da profissional.
Porém, como toda essa situação de milhões trabalhando em home office, está tudo junto e misturado! É o interfone ou a campainha que tocam, os filhos pedindo ajuda nos estudos, a internet que não ajuda… Enfim, são vários percalços que todos nós estamos vivendo.
Não é fácil. Tenho percebido que os profissionais têm se desgastado mais para fazer o mesmo trabalho que faziam antes da pandemia. O escritório era um ambiente de mais foco, feito exatamente para não haver distrações.
Enquanto, em casa, praticamente tudo pode acontecer, a qualquer momento, não é verdade?
Com todo esse contexto, cair a produtividade é quase inevitável para muita gente. É aí que o líder entra em cena para transformar esse mindset de que as pessoas têm dois lados: pessoal e profissional.
A influência da liderança no home office
Claro, a resiliência, o autocontrole e a autogestão diante das situações diárias são, ainda mais, importantes nos dias de hoje.
Mas cabe às lideranças das empresas perceberem certas nuances de seus colaboradores. Cada detalhe vale muito nessa percepção, desde o tom de voz em uma conversa até a fisionomia do liderado naquela reunião remota.
“No papel de líder, é importante dialogar, estar aberto à troca de ideias em todos os âmbitos da vida, para se tornar um apoio de verdade à sua equipe.”
É mostrar-se preocupado genuinamente sobre como estão conciliando casa e trabalho, levantar possíveis obstáculos e tentar ajudar, sempre. Aqui vão algumas dicas de como conduzir a liderança no home office:
- estimule o trabalho em equipe;
- evite ao máximo o microgerenciamento;
- dê autonomia nas entregas do dia a dia;
- apoie-se na cultura organizacional;
- deixe clara sua posição de ouvinte.
Estender a mão vai fazer a diferença na gestão de pessoas, pode acreditar. Um colaborador que pode contar com seu líder na hora das dificuldades mais extremas acaba se tornando um admirador. E isso não tem preço.
Qualquer empresa é feita de pessoas, e essas pessoas emocionalmente estáveis irão performar muito melhor no dia a dia. O fato é que o apoio e o acolhimento da liderança nesse período tão sensível de pandemia é o que todos nós precisamos.
Muitas vezes, basta somente ouvir. Sem julgamentos, com o espírito desarmado.
Quer saber como posso ajudar sua empresa a superar os desafios da liderança no home office? Entre em contato, e vamos conversar.
Até a próxima!